Aluguel de rádios walkie-talkie

HomeCDC SolutionsAluguel de rádios walkie-talkie
Post Image

Ao pensar em walkie-talkie muitas pessoas imaginam o brinquedo infantil. Entretanto, a solução tem caráter profissional, podendo ser usada na comunicação corporativa, principalmente por meio do aluguel de rádios walkie-talkie.

A opção pelo aluguel de rádios walkie-talkie tornou-se mais comum devido às vantagens dessa modalidade em comparação à compra. Os custos para adquirir um aparelho novo podem variar entre R$ 200 e R$ 2.000 reais dependendo das funcionalidades disponíveis, alcance, entre outros fatores relevantes.

Saiba a seguir como funciona o aluguel de rádios walkie-talkie e quais os benefícios dessa opção para empresas de diferentes segmentos, como transporte, eventos, construção, ensino, segurança e outras.

Como funcionam os rádios walkie-talkie?

Os rádios walkie-talkie para comunicação corporativa funcionam por meio de ondas de rádio, o que os difere dos smartphones e celulares que funcionam com sinal de operadoras de telecomunicação.

Devido essa característica, essa opção é mais indicada para setores e segmentos nos quais a comunicação interna precisa ser ágil, com riscos mínimos de interferência e em locais mais afastados, nos quais não há garantia do funcionamento correto da rede tradicional de celular.

Como os rádios comunicadores funcionam em frequências de rádio, a opção torna a comunicação mais segura, além de garantir a disponibilidade do serviço. Esses benefícios fazem com que a solução seja adotada por mais empresas, que pesquisam por alternativas de como implementar essa tecnologia com segurança e praticidade.

Quais as vantagens do aluguel de rádios walkie-talkie?

Nesse cenário, a opção de aluguel de rádios walkie-talkie evidencia-se como bastante vantajosa para as empresas, independentemente do segmento. Entre os benefícios que podem ser destacados dessa modalidade estão:

  • Custo-benefício melhor do que a compra de equipamentos;
  • Manutenção garantida pela empresa fornecedora dos equipamentos, inclusive com a troca imediata em caso de falha, garantindo que a comunicação não seja interrompida ou prejudicada;
  • Disponibilidade de equipamentos modernos e compatíveis com as necessidades da empresa, sendo possível mudar para versões atualizadas sem prejuízos;
  • Troca periódica dos equipamentos e baterias, assegurando um melhor funcionamento e evitando-se a indisponibilidade do dispositivo;
  • Assessoria técnica durante todo o período de vigência da parceira, evitando que a empresa fique sem assistência;
  • Equipe responsável por fazer as substituições e manutenções in loco, sem necessidade de a empresa arcar com esses custos e transporte.

Verifica-se, portanto, que o aluguel de rádios walkie-talkie apresenta uma série de vantagens em relação à compra desses equipamentos nas empresas. Ainda assim, é preciso escolher uma parceira de confiança e com experiência na área visando equipamentos licenciados pelas marcas, quando necessário.

Quando minha empresa precisa desse tipo de dispositivo?

Uma empresa pode necessitar do aluguel de rádios walkie-talkie em diferentes tipos de situações, sendo que o contrato pode ser de curto prazo, como diário, ou de longo prazo, para um ano, por exemplo.

Entre as ocorrências que exigem um aluguel de rádios comunicadores de curto prazo está a realização de eventos, nos quais os profissionais ficam circulando pelo espaço e precisam comunicar-se com agilidade e eficiência.

Um exemplo de aluguel de rádios walkie-talkie de médio prazo, como por alguns meses, é na realização de grandes construções. Os responsáveis por cada área precisam comunicar-se diversas vezes, mas eles ficam alocados em locais distintos da obra, o que exige um canal de comunicação rápido.

Por fim, um exemplo de situação na qual o aluguel de rádios pode ser feito no longo prazo é para empresas de segurança. Nesses casos, os profissionais ficam em diferentes pontos do perímetro e mesmo internamente e precisam da comunicação ágil, sigilosa e sem falhas operacionais para garantir a proteção do local. Devido ser uma necessidade contínua, o contrato de aluguel pode ser por mais tempo e considerando equipamentos mais modernos.

Dessa forma, verifica-se que o aluguel de rádios walkie-talkie será necessário em diferentes situações cotidianas nas empresas, sendo essa modalidade mais vantajosa devido ao suporte oferecido com um custo menor.