Rádio PTT via celular ou IP é uma realidade de baixo custo e fácil implementação

HomeCDC LabsRádio PTT via celular ou IP é uma realidade de baixo custo e fácil implementação
Post Image

A comunicação empresarial profissional via rádio é indispensável para empresas de diversos setores. Contato instantâneo em grupo traz agilidade na solução de problemas diários. Com isso a engrenagem corporativa roda macia e otimizada. No entanto, o mundo moderno vem impondo novas necessidades de forma rápida. Hoje os clientes buscam não apenas a comunicação de voz. A integração de outros serviços de dados em banda larga, com alta capacidade, extensa cobertura, baixo custo e fácil implementação são pré requisitos. Soluções de rádio ptt via celular ou via IP como as ofertadas pelo Grupo CDC Telecom estão cada vez mais em pauta no mundo corporativo.

Pesquisas realizadas pela operadora americana AT&T retratam que o perfil das empresas que hoje utilizam soluções de rádio profissional estão em evolução. Essas companhias estão cada vez mais preocupadas com as seguintes questões:

  • Alto custo
    Equipamentos de rádio tem valor agregado alto e demandam grandes investimentos
  • Baixa área de cobertura
    Para atender áreas extensas é necessária grande infraestrutura e alto investimento
  • Obsolescência
    A tecnologia vem mudando rapidamente e investimento em equipamentos podem se perder em poucos anos
  • Deficiência de banda
    Sistemas de rádio profissional tem banda limitada e não conseguem atender às necessidades atuais de tráfego de dados
  • Complexidade de implementação e suporte
    Sistemas de rádio demoram a ser implementados
    Necessitam de equipes especializadas para instalação e configuração
    Esse tipo de serviço especializado é caro

Pesquisa aponta tendência de utilização de soluções de rádio via celular ou IP

Números apontados pelo instituto de pesquisas americano VDC Research vão de encontro ao que diz a AT&T. O instituto entrevistou 130 empresas dos verticais de manufatura, governo, transporte, logística, construção e utilities em 2016. 93% delas afirmaram que as necessidades de aplicações de dados banda larga estão influenciando as buscas por soluções que atendam, em conjunto, as demandas de voz e dados. Além disso, 83% delas consideram as soluções de rádio PTT via celular ou IP alternativa viável para seus negócios.

Pesquisa rádio PTT via celular ou IP

Empresas procuram aplicações de voz e dados banda larga e consideram serviços de rádio PTT via celular ou IP uma boa alternativa.

A pesquisa da VDC Research sobre rádio PTT via celular ou IP  aponta outros dados importantes. O que chama a atenção é a expectativa de crescimento desse tipo de serviço nos próximos três anos. Atualmente existe um parque de 3 milhões de usuários de serviços de rádio PTT via celular ou IP. Esse número deve crescer para quase 6 milhões nos Estados Unidos até 2019.

Base instalada e projeção de usuários de rádio PTT via celular ou IP

Base instalada e projeção de usuários de rádio PTT via celular ou IP

O estudo da VDC Research aponta ainda que a maioria das empresas preza pela interoperabilidade. Ou seja, algumas pessoa de funções chave ainda usarão equipamentos de rádio. Dessa forma, os usuários de rádio PTT via celular ou IP terão de manter comunicação transparente com esses equipamentos.

Outro fato importante apontado pela pesquisa é a tendência. Quase metade das empresas entrevistadas informaram que a maioria dos funcionários de campo trabalham com aplicativos de dados. Número expressivo dos consultados também informaram que pretendem investir nesse tipo de solução. Promessa de ampliação da necessidade de soluções de PTT via celular.

Soluções CDC de rádio PTT via celular ou IP

Dessa forma, estar antenado nas tendências e ter opções de soluções é primordial. O Grupo CDC Telecom possui duas aplicações que atendem à essa necessidade. Uma delas é o SmartPTT Mobile e a outra é o PTT IP.

O SmartPTT Mobile é um aplicativo para smart devices. Ele integra esses equipamentos a redes de rádio de comunicação profissional Motorola MOTOTRBO. Dessa forma, a comunicação de voz e dados entre rádios e smart devices é transparente. Além de voz em grupo ou privativo, ele oferece SMS e localização.

Já o serviço PTT IP é um sistema de comunicação profissional baseado totalmente em IP e software. Nele é possível encontrar todas as funções do rádio comum. Chamadas de voz PTT em grupo ou privativas, chamadas prioritárias, chamadas de emergência, são alguns dos exemplos. Tudo operado via smartphone com conexão wifi, 3G ou qualquer outra.

Agregado a isso são oferecidas funções extra. Destaques para vídeo PTT, chat de mensagens de texto, chamadas VoIP e Console de Operações Windows para Centrais de Controle. O sistema conta encriptação AES 128 bits de segurança. Além disso o servidor da rede pode ser instalado no CPD do próprio cliente. Essa solução é de implementação extremamente rápida e baixíssimo custo de investimento. Sua abrangência é enorme, afinal existe alguém na sua empresa que não usa um smartphone?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

,m,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *