Rádio comunicador para longa distância

HomeGrupo CDCRádio comunicador para longa distância
Post Image

Atualmente, o rádio comunicador para longa distância é uma possibilidade entre os equipamentos profissionais viabilizando a comunicação clara e ágil, mesmo se os usuários estiverem a quilômetros de distância.

O rádio comunicador para longa distância foi possível devido à atualização da tecnologia que se explica tanto pela ampliação do uso de rádios digitais no mercado de Telecom como também devido às frequências usadas nessa comunicação.

A seguir conheça o alcance do rádio comunicador para longa distância, as indicações dessa solução e como implantá-la na empresa.

Qual é a distância máxima que um rádio comunicador alcança?

Não é incomum encontrar anúncios de rádios comunicadores para distância de 100Km, 200Km ou até mesmo 600Km, mas não é bem assim. Deve-se avaliar amplamente a empresa fornecedora antes de fechar um negócio.

Em geral, um rádio comunicador atende, com segurança, um raio de cerca de 60Km. É possível ter um alcance maior, mas vai depender de outros fatores e não apenas do rádio escolhido, como:

  • Relevo, pois regiões planas têm um melhor desempenho do recurso;
  • Nível de interferência de outros equipamentos;
  • Obstruções físicas, como prédios, árvores e outras;
  • Vida útil da bateria, pois quanto mais velha, mais ela vai comprometer o alcance;
  • Antenas utilizadas no rádio comunicador para longo alcance;
  • Uso de uma repetidora de sinal instalado emu ma torre em local estratégico.

Todos esses fatores vão alterar o alcance do rádio comunicador para longa distância de forma que um aparelho que tem X de alcance, pode não apresentar o desempenho esperado quando os demais fatores não são favoráveis.

Em geral, os rádios comunicadores profissionais têm um alcance que varia entre 2 e 45Km, mas pode chegar a 60Km quando esses outros quesitos são favoráveis.

Quais são as vantagens de um rádio comunicador para longa distância?

Um rádio comunicador para longa distância deverá ser um modelo profissional e digital, pois, os analógicos, apesar de ter uma boa funcionalidade, não alcançam distâncias tão longas quanto o mais moderno.

Dessa forma, o aparelho para distâncias maiores vai apresentar algumas vantagens que recomendam seu uso. É importante informar ainda o Rádio PTT via celular, que vem crescendo devido ao sinal estável e grande alcance.

Clareza

A clareza do áudio é um fator importante para que os usuários consigam usufruir da solução com sucesso. O rádio digital destaca-se nesse quesito, com funcionalidades que “limpam o áudio” reduzindo o som ambiente transmitido e estabilizando o tom do usuário.

Dessa forma, um rádio comunicador para longa distância profissional e digital permitirá que mesmo longe, a equipe mantenha a qualidade da comunicação.

Maior diversidade de uso

O maior alcance de um rádio pode ampliar as opções de usabilidade dele dentro da companhia, fazendo com que o recurso seja mais aproveitado e tenha melhor custo-benefício.

Por exemplo, um rádio que alcança apenas 2Km dificilmente poderá ser usado em serviços externos com eficácia, enquanto o rádio de longo alcance pode ser destinado a esse uso, mas também para uso interno quando necessário.

Frequência

Os rádios mais potentes funcionam na UHF (Ultra High Frequency), enquanto os demais funcionam na VHF (Very High Frequency).

Enquanto a VHF usa uma faixa de radiofrequência de 30 a 300 MHz, o UHF usa uma faixa que vai de 300 MHz até 3 GHz. A principal distinção entre as frequências é a capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos.

Além disso, sinais analógicos e usados em rádios amadores podem ser acessados por qualquer pessoa, enquanto rádios digitais têm linhas particulares para cada cliente, aumentando a confiabilidade e segurança da comunicação.

Rádio comunicador para longo alcance: comprar ou alugar?

Uma dúvida comum ao deparar-se com essas opções de rádio comunicador para longa distância é se a empresa deve comprar ou alugar os equipamentos. Essa definição depende de fatores como o orçamento disponível, frequência do uso e importância de dispositivos mais modernos.

Alguns benefícios do aluguel em relação à compra é que a equipe pode substituir os aparelhos conforme surjam opções mais modernas e apropriadas, o custo-benefício do investimento e a assistência técnica contínua.

O Grupo CDC é uma empresa de Telecom com mais de 20 anos de experiência e destaca-se por disponibilizar o aluguel de rádio comunicadores modernos e ser um parceiro Motorola. Com o aluguel de rádios, os clientes podem atualizar equipamentos, trocar rádios e ter assistência técnica permanente.

Portanto, o rádio comunicador para longa distância é uma excelente opção se sua empresa precisa desse equipamento para tarefas externas ou plantas extensas. Mas, para sucesso da implantação, é fundamental contar com um parceiro reconhecido.