Quanto custa um rádio comunicador?

HomeGrupo CDCQuanto custa um rádio comunicador?
Post Image

O uso dos rádios comunicadores é uma estratégia que traz muitos benefícios para a comunicação interna de uma empresa. Por isso, os gestores que pretendem adotar essa tecnologia buscam o máximo de informação para tomar uma decisão mais embasada. É nessa hora que surge a dúvida: qual o preço do rádio comunicador?

A comunicação interna é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. No entanto, para que o investimento seja de fato vantajoso é preciso avaliar o valor do rádio comunicador e os benefícios que ele pode proporcionar para a empresa.

Se você quer resolver os ruídos de comunicação no presente e evitá-los no futuro, então confira a seguir as funcionalidades e o preço do rádio comunicador.

Quais são as características do rádio comunicador?

O rádio comunicador é um aparelho utilizado para facilitar a comunicação entre profissionais de uma mesma empresa, sobretudo quando os departamentos ficam distantes uns dos outros. É como se fosse um celular, porém, utiliza as frequências de rádio para estabelecer a conexão.

O aparelho pode ser encontrado nas versões amadora e profissional, sendo que o preço do rádio comunicador poderá variar entre eles.

O rádio comunicador amador possui um alcance limitado quando comparado ao profissional. A duração da bateria e a quantidade de canais de áudio também é reduzida. Já o rádio comunicador profissional, por sua vez, oferece mais opções em design e funcionalidade – abrangendo uma distância maior, com transmissão digital e impedindo a passagem de som externo. Logo, o preço do rádio comunicador pode variar de acordo com suas funcionalidades.

Exemplificando, os modelos da MOTOTRBO, da Motorola, têm funcionalidades diferenciadas, sendo elas: rastreamento, automação, sistemas SCADA, interconexão telefônica, app mobile, acesso à rede via web. Tais tecnologias ajudam na composição do preço do rádio comunicador, sendo que essas funcionalidades a mais ficam por responsabilidade do software SmartPTT, sistema que pode ser agregado aos aparelhos.

Vale ressaltar que o Grupo CDC, é o distribuidor exclusivo do modelo e do software acima mencionado.

Preço do rádio comunicador versus funcionalidades?

O valor do rádio comunicador vai além do aspecto financeiro. Esse aparelho possibilita uma comunicação rápida e eficiente entre todos os colaboradores, diminuindo os problemas decorrentes de falhas na comunicação.

Imagine o seguinte cenário: você trabalha em uma empresa cuja produção tem máquinas muito barulhentas. Você precisa falar com o líder do setor, mas está assinando documentos no departamento administrativo. O que é mais vantajoso: se levantar e falar com o colega pessoalmente ou contatá-lo por rádio?

É por isso que o custo do rádio comunicador acaba sendo proveitoso para as empresas. Afinal, o ganho em produtividade e efetividade na comunicação é visível e praticável em empresas de vários segmentos, seja da construção civil, do comércio, da logística, entre outros.

Rádio comunicador: preço

Conforme foi dito anteriormente, o valor do rádio comunicador dependerá do modelo que você escolher. No geral, um conjunto com dois rádios comunicadores amadores custa a partir de R$ 92,00. Já os rádios comunicadores profissionais podem ter um valor diferenciado, principalmente devido às suas funcionalidades.

Vale a pena ressaltar que essa é apenas uma estimativa. Para saber valores exatos é preciso solicitar um orçamento para o fornecedor em questão. No Grupo CDC, o cliente encontra o modelo talkabout, da Motorola, em que o par custa menos que R$ 350,00, sendo que ele vigora na categoria de rádio amador.

O preço do rádio comunicador profissional, por exemplo, vai variar de acordo com as seguintes funções:

  • Se ele é amador ou profissional;
  • Marca do aparelho;
  • Alcance do aparelho;
  • Se ele é analógico ou digital;
  • Funcionalidades: manda mensagens, entre outras funções;
  • Tecnologias empregadas no aparelho.

De qualquer maneira, a forma mais segura de escolher o rádio comunicador ideal é avaliando as necessidades da empresa. Assim, você saberá qual rádio comunicador oferece o melhor custo-benefício.

Se você precisar do rádio comunicador para situações e períodos específicos – como acontece na realização de eventos, por exemplo – existe a possibilidade de alugar o rádio comunicador. Nesse caso, o custo do rádio comunicador também contempla a assistência técnica integral durante a vigência do contrato, a troca periódica de baterias e equipamentos, entre outros benefícios.

Um gestor sabe que é mais vantajoso adotar medidas preventivas na administração da empresa do que lidar com os problemas no futuro. Por isso, o preço do rádio comunicador pode ser considerado um investimento em uma empresa mais ágil, produtiva e eficaz.