Quando fazer a manutenção de rádio comunicador?

HomeGrupo CDCQuando fazer a manutenção de rádio comunicador?
Post Image

Assim como acontece com qualquer outro aparelho, o uso constante do rádio comunicador faz com que ele apresente alguns danos com o passar do tempo. Por isso, saber quando fazer a manutenção de rádio comunicador é essencial para prolongar sua vida útil.

Além disso, ao entender quando fazer a manutenção de rádio comunicador, é possível evitar que problemas maiores apareçam, protegendo o investimento feito no aparelho.

Confira a seguir dados importantes acerca do funcionamento dos rádios e quando fazer a manutenção de rádio comunicador.

Peculiaridades no funcionamento dos rádios comunicadores

Utilizado para facilitar a comunicação interna das empresas, o rádio comunicador é um aparelho que usa a frequência do rádio para estabelecer uma conexão segura e estável entre duas ou mais pessoas. O rádio comunicador pode ser encontrado nas versões profissional e amadora, sendo que cada um possui características particulares.

Como essas diferenças interferem diretamente no funcionamento do aparelho, é importante tê-las em mente quando fazer a manutenção de rádio comunicador.

Um fator que é preciso observar quando fazer a manutenção de rádio comunicador é a durabilidade da bateria do rádio amador. Geralmente, a bateria dura menos do que a de um rádio comunicador profissional, portanto, deve ser trocada com uma periodicidade maior.

Quando realizar a manutenção de rádio comunicador?

O próprio aparelho ajudará você a identificar quando fazer a manutenção de rádio comunicador. O tempo médio de vida do rádio comunicador é de 10 anos, porém, alguns sinais podem aparecer nesse período indicando que é preciso fazer uma manutenção:

  • Redução na durabilidade da bateria;
  • Arranhões e áreas trincadas que dificultem a utilização do rádio comunicador;
  • Rádios que só recebem chamadas e não fazem ligações, e vice-versa;
  • Aparelhos travados no modo escuta;
  • Problemas recorrentes na conexão.

Ao notar esses ou outros problemas, é recomendado levar o aparelho para uma assistência técnica para rádio comunicador autorizada e certificada. Dessa forma, você garante uma manutenção com peças originais, aumentando a qualidade do reparo.

Uma maneira de economizar quando fazer a manutenção de rádio comunicador é alugando o aparelho. Como o serviço técnico está incluído no contrato e não tem cobrança adicional, você terá mais comodidade, agilidade e eficiência no conserto do rádio comunicador.

Apesar do tempo médio de durabilidade do rádio comunicador indicar uma década de utilização, é fundamental adotar medidas preventivas para que esse aparelho possa ser aproveitado ao máximo. Sendo assim, saber quando fazer a manutenção de rádio comunicador é ideal para cuidar do patrimônio material da empresa com a seriedade que merece.

Como aumentar a vida útil do rádio comunicador?

Antes de perceber quando fazer a manutenção de rádio comunicador, você pode ampliar a vida útil do aparelho com algumas medidas simples e eficientes. São elas:

  • Não deixe o rádio comunicador cair ou molhar;
  • Mantenha-o limpo para que o excesso de poeira não danifique o aparelho;
  • Não abra ou substitua qualquer peça do rádio comunicador, exceto a bateria;
  • Utilize capas protetoras;
  • Evite utilizar o aparelho próximo de rádios ou TVs, pois, pode causar uma interferência, mesmo sendo utilizado da maneira correta;
  • Desligue o rádio comunicador assim que ocorrer uma interferência;
  • Manter cuidados extras caso tenha um marca-passo, tais como: não o deixar no bolso da camisa, usar o ouvido oposto ao lado do que tem marca-passo e mantê-lo a uma distância acima de 15 cm do marca-passo quando estiver ligado.

Essas são algumas informações para responder ao questionamento: quando fazer a manutenção de rádio comunicador? Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre em contato com a equipe do Grupo CDC.