Perguntas sobre MOTOTRBO CPS e programação

HomeGrupo CDCMOTOTRBOPerguntas sobre MOTOTRBO CPS e programação
Post Image

A grande maioria dos nossos parceiros de negócios e clientes finais, algum dia ou outro já se aventurou ou teve algum tipo de curiosidade com relação a programação dos rádios Motorola MOTOTRBO, bem como sobre ao software de programação chamado CPS (Customer Programming Software). Por isso, preparamos esse tópico e esperamos que ele seja bastante útil para todos aqueles que estão envolvidos em sistemas MOTOTRBO.

Perguntas e respostas sobre o MOTOTRBO CPS

Como posso conseguir o MOTOTRBO CPS?
Entre em contato com nossa equipe e teremos o prazer de disponibilizar o link a você.

Quando tento ler o rádio, meu MOTOTRBO CPS retorna a mensagem de erro código de erro # 1057
A versão do firmware no rádio é mais recente do que a suportada pela sua versão de CPS. Você precisará atualizar a sua versão do CPS para a mais recente.

Quando conecto o cabo de programação ao PC, o Windows não faz o barulho indicando que um novo aparelho foi conectado
Caso o rádio esteja desligado, nenhum barulho irá ocorrer e também não será criada a conexão de rede necessária para leitura/programação. Certifique-se de que o o rádio está ligado e o cabo de programação devidamente conectado. Em alguns casos é necessário trocar a porta USB ou até mesmo reiniciar o PC para que a conexão seja reconhecida.

Eu preciso instalar um driver no Windows para rodar o MOTOTRBO CPS?
Não, a conexão é reconhecida automaticamente no Windows 7, 8 e 10. O Windows XP deixou de ser suportado pelo CPS a partir da versão 11.

Quando eu tento ler o rádio, recebo um código de erro # 595
Erro 595 geralmente é causado por um conflito de endereço IP. Quando o rádio está ligado ao PC, o Windows cria uma conexão de rede para o rádio. O endereço IP padrão usado para esta conexão está na faixa 192.168.10.x (geralmente o rádio é 192.168.10.1 e seu PC é 192.168.10.2).

Certifique-se de que o range IP de sua rede LAN não é mesmo dos rádios. Caso seja, desconecte da sua rede LAN ou modifique o range de IP.

Quando ligo o rádio no PC, eu perco a conectividade de todas as outras conexões de rede do meu PC
A correção passa pela atribuição de uma métrica estática para sua conexão / WLAN LAN. Siga os seguintes passos:

1. Abra a pasta Conexões de Rede
2. Clique com o botão direito na conexão LAN ou Wi-Fi desejada.
3. Clique em Propriedades, em seguida, “Internet Protocol Version 4”.
4. Clique em Propriedades e vá para a aba “Avançado”.
5. Deselecione “Métrica automática”.
6. Digite o número 1 para a métrica de interface.
7. Clique ok até finalizar.

Isto parece ocorrer principalmente com o Windows 7. A razão é que o Windows, de alguma forma, atribui uma métrica mais baixa para o rádio MOTOTRBO e seu PC então pensa que a nova conexão (com métrica baixa) é a principal conexão de rede a ser usada.

Como posso programar meu rádio?
Isso vai variar de acordo com a necessidade de seu cliente e com o fleetmap criado para o sistema. Em nosso site de suporte ao SmartPTT existem alguns exemplos.

Como faço para atualizar o meu rádio MOTOTRBO?
O processo demora cerca de dois minutos, dependendo do modelo de rádio e do PC. Verifique se o rádio está devidamente alimentado durante este processo e nunca pare o processo no meio, pois a memória do equipamento pode ser corrompida. Para este processo, faça o download da versão de firmware desejada para o modelo de rádio desejado e instale a mesma em seu PC. Com o firmware instalado no PC e o rádio conectado, abra o CPS, clique em “Dispositivos”, de pois “Atualizar”. Na janela que abrir escolha o firmware desejado e clique em “OK”.

Se eu clonar o meu rádio, a Radio ID não é substituído?
Esta função de clonar ou não o ID pode ser ativada ou desativada em: Editar >> Preferências.

Quando leio um novo rádio, o CPS mostra código de erro # 1027 versão codeplug não suportado
Como quase todos os rádios da Motorola, o rádio MOTOTRBO tem uma identificação regional (LATAM, NA, EMEA, APAC). Há duas possibilidades: 1 – Você comprou um rádio de outra região, que chegou ao Brasil de forma ilegal. 2 – Você pode ter baixado uma cópia do CPS na internet que não condiz com sua região. Em ambos os casos, você vai precisar entrar em contato com a empresa que lhe vendeu os rádios ou diretamente com a Motorola para denúncia.

Não consigo ler minha repetidora SLR5100
As repetidoras SLR5100, em sua primeira versão, possuíam falha no firmware. Assim que conseguir ler a mesma, imediatamente atualize o firmware. Em muitos casos será necessário reiniciar a repetidora para que seja possível ler.

Estão elencados aqui os principais problemas e dúvidas que encontramos durante os seis anos de prática com sistemas MOTOTRBO. Caso tenha algum outra dúvida, entre em contato conosco.

Post baseado também nas informações compartilhadas por DJ0WH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *