Tudo sobre o rádio comunicador

HomeCDC SolutionsTudo sobre o rádio comunicador
Post Image

A radiocomunicação pode parecer ultrapassada aos olhos de muitas pessoas, afinal temos a internet e toda tecnologia dos aparelhos celulares. Mas o rádio comunicador não ficou parado no tempo. Sua tecnologia avançou e a radiofrequência é utilizada como base na comunicação de grandes organizações governamentais e não-governamentais.

Empresas de segurança, logística, indústrias, bases policiais, estações de ônibus, trens e outras diversas instituições utilizam os aparelhos como uma forma rápida de comunicação para médias e longas distâncias. Com uma demanda operacional, a tecnologia do rádio comunicador foi se aperfeiçoando e resultando em aparelhos cada vez mais eficazes.

Optando pela radiocomunicação, a empresa facilita e otimiza a comunicação interna e reduz os gastos com linhas telefônicas, sendo elas fixas ou móveis. Os rádios comunicadores possuem ótima qualidade e alcance, sendo mais efetivos quando comparados à telefonia móvel.

É possível utilizar os rádios comunicadores em chamadas com um ou mais canais, sendo possível, dessa forma, se comunicar com um grupo de pessoas definido. GPS integrado, proteção antirruído, além de opções que variam conforme o modelo escolhido.

Frequências

Em rádio comunicação podem ser usadas dois tipos de frequências:

VHF

Essa rádio utiliza Very High Frequency (VHF) para comunicação entre curtas distâncias. Esse tipo de rádio comunicador trabalha com o método de Linha Visada, no qual o dispositivo transmissor deve virtualmente ver o dispositivo receptor sem obstáculos entre eles, tais como edifícios, montanhas, etc.

UHF

Rádios que transmitem sinais em Ultra High Frequency (UHF) para distâncias mais amplas e podem se comunicar com estações a milhares de quilômetros de distância.

A principal distinção das frequências está na capacidade de atingir maiores áreas e na qualidade da transmissão durante as mensagens. A diferença entre os dois canais é normalmente de 12.5 kHz e 25 khz. A VHF (Very High Frequency) corresponde a uma faixa de 30 a 300 MHz, já a UHF (Ultra High Frequency) indica uma faixa de radiofrequência de 300 MHz até 3 GHz.

O rádio comunicador funciona como diálogo de duas vias, o que significa que você não pode falar e ouvir ao mesmo tempo. É preciso esperar que a pessoa termine o que está falando para poder responder. Além disso, é preciso ficar atento com informações confidenciais transmitidas no rádio. Se outra pessoa estiver sintonizada na frequência do seu rádio, ela pode ouvir o que está sendo dito.

Em geral, o rádio comunicador é excelente para as empresas. Ele aumenta a produtividade, facilitando o dia a dia dos funcionários.

Vantagens do rádio comunicador profissional:

  • Chamadas em grupo;
  • Possui um sistema que impede a passagem de ruídos externos;
  • Chamada de alerta;
  • Transmissão digital, deixando a chamada mais limpa.

É importante ressaltar que a comunicação interna é um dos principais pontos de sucesso para o bom funcionamento de uma empresa. Com um diálogo mais simples, claro e direto, fica mais fácil de manter os profissionais motivados, focados e cientes de que a comunicação necessária está sendo realizada. Por isso, ferramentas como o rádio comunicador são primordiais para esse desempenho.

Locação dos rádios

Para integrar esse tipo de comunicação, as empresas têm optado pela locação dos rádios. Essa opção permite maior flexibilidade às instituições pelos planos que atendem a todo tipo de demanda. Em uma utilização temporária, você pode escolher qual formato possui melhor custo benefício.

Para tomar a decisão sobre compra ou aluguel de rádio comunicador é preciso considerar alguns pontos, principalmente de políticas internas da empresa, recursos humanos e materiais para a demanda e qual o valor disponível para investimento.

Buscando empresas de radiocomunicação que tenham tradição nesse mercado de tecnologia, você poderá fazer escolhas seguras para adquirir ou alugar os aparelhos.

O Grupo CDC, por exemplo, possui equipe para acompanhar os clientes em todas as etapas do serviço. Em caso de locação do rádio comunicador, você possui também a equipe técnica para auxiliar conforme a necessidade.