Saiba quais são as diferenças de frequência entre os rádios comunicadores

HomeCDC SolutionsSaiba quais são as diferenças de frequência entre os rádios comunicadores
Post Image

Rádio comunicador é um equipamento de comunicação utilizado para transmitir informações, sendo que o aparelho encurta as distâncias e colabora para a melhoria de eficiência, em especial, às empresas.

Toda essa funcionalidade deve-se ao fato de o rádio comunicador realizar essa comunicação por meio de ondas de rádio. Essas ondas operam em diferentes frequências e podem atingir longas distâncias, desde que em condições favoráveis.

Para que seja possível essa transmissão de dados, esses aparelhos utilizam duas frequências, sendo elas:

  • Very High Frenquency – VHF;
  • Ultra High Frequency – UHF.

A principal diferença entre eles é a capacidade, ou seja, o alcance de transmissão desses aparelhos, sendo que eles podem ser rádios digitais ou rádios analógicos.

Diferenças entre as frequências

A comunicação por meio de rádio comunicador é muito utilizada no mundo todo, sendo que não foi extinta, mesmo após o surgimento da telefonia móvel, isso na década de 90. Ele pode ser utilizado de forma amadora — por consumidores em uso doméstico — e até por empresas, que usam o equipamento como forma de melhoria operacional do negócio.

Por vezes, a falta de entendimento por parte do usuário faz com que muitas pessoas duvidem da eficácia do rádio comunicador, mesmo com ele a utilizar uma frequência com menor recorrência de quedas e falta de sinal.

Vamos tentar explicar um pouco sobre como funcionam os rádios comunicadores e as muitas vantagens da utilização desse tipo de tecnologia na comunicação.

Os rádios comunicadores podem operar na frequência Very High Frequency – popularmente conhecida por VHF — e Ultra High Frequency (UHF).  A VHF é a faixa de 30 a 300 MHz e a UHF de 300 MHz a 3 GHz. A principal diferença dessas frequências é a capacidade de transmissão em relevos com maior ou menor quantidade de obstáculos.

Qual a diferença de um rádio comunicador amador e um profissional?

Os rádios comunicadores amadores operam analogicamente. Eles não oferecem segurança, pois possuem frequências e canais abertos para o uso de qualquer pessoa. O rádio comunicador profissional, além de ser mais robusto e ter maior durabilidade de bateria, conta com a segurança da frequência exclusiva para cada cliente, bem como com funcionalidades extras, como transmissão de dados, por exemplo.

Atualmente, a maioria dos rádios comunicadores profissionais opera nos modos analógico e digital. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem restringindo o uso de sinais analógicos, sendo o digital o padrão mundial atual.

O sinal analógico é um sinal contínuo e que tem variação em função do tempo. Ele tem uma faixa de frequência maior e não tão confiável. Já o sinal digital é descontínuo no tempo e em amplitude. Com o sinal digital é possível garantir uma maior e melhor qualidade na transmissão de dados.

Devido a essa diferença qualitativa entre o sinal analógico e digital e às capacidades e funções extras disponíveis, cada vez mais empresas optam pela utilização dessa nova tecnologia.

Quais as vantagens de utilizar um rádio comunicador digital?

  • Funções extras — a tecnologia digital possibilita transmissão de dados, rastreamento com GPS, telemetria, SCADA, entre outros. Ou seja, agrega diversos serviços numa só plataforma.
  • Maior e melhor qualidade de voz — a mensagem, por ser codificada pela tecnologia digital (mais pura), é mais clara, pois existe uma correção automática dos erros;
  • Maior alcance – a tecnologia digital consegue manter a voz mais clara e inteligível em qualquer ponto da área de cobertura;
  • Maior capacidade – a tecnologia digital oferece dois canais independentes em um canal de 12,5 KHz;
  • Maior duração de bateria – a tecnologia digital garante até 40% a mais por carga do que a analógica.

Como escolher o melhor rádio comunicador profissional?

O ideal, quando se busca rádios comunicadores, é procurar uma empresa especializada nesse tipo de comunicação e que trabalhe com os melhores equipamentos do mercado. A Motorola é líder em produção de rádios comunicadores e possui uma grande variedade de opções que visam atender da melhor forma todos os tipos de clientes.

A Motorola conta com vários modelos: Analógicos portáteis; analógicos móveis; Repetidoras, Digitais portáteis; digitais móveis e Rádios TalkAbout. Buscar uma empresa que seja representante da marca é o ideal.

Tecnologia analógica, digital, maior ou menor frequência, mais ou menos canais, tudo isso será pensado junto com o cliente de acordo com o que ele busca com esse tipo de comunicação. O rádio comunicador escolhido deve ser o que melhor atenda a sua necessidade.