TEL: 11 2914-3040 / 17 2137-6987 | Whatsapp 11 97372-2045

O que é um sistema supervisório?

HomeCDC SolutionsO que é um sistema supervisório?
Post Image

O sistema supervisório é uma tecnologia surgida entre meados dos anos de 1970 e 1980 quando o desenvolvimento da eletrônica e dos microprocessadores permitiu a incorporação de processos automatizados e digitais nas aplicações industriais.

O sistema supervisório, também chamado de SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition), pode ser entendido como um modelo capaz de realizar o rastreamento e monitoramento de informações relevantes para o controle das operações.

As informações são coletadas pelo SCADA por meio de equipamentos de aquisição de dados, sendo posteriormente transmitidas para uma central e, depois, manipuladas, analisadas, armazenadas e exibidas ao usuário.

Esse tipo de tecnologia é fundamental para diferentes segmentos do mercado, sendo relevante compreender para que ela serve, como podem ser desenvolvidos esses sistemas e quais os benefícios deles.

Para que serve o sistema supervisório?

O sistema supervisório serve para que os supervisores tenham maior controle dos processos operacionais que acontecem nas aplicações industriais realizadas, de forma a garantir um melhor funcionamento dos processos e maior otimização dos recursos, resultando em qualidade operacional e maior lucratividade para a companhia.

Isso é possível, pois, atualmente, o controle dos dados gerados pelos sistemas é fundamental para que haja uma melhor capacidade de decisão e também de monitoramento dos processos, identificando gargalos e otimizando o funcionamento da empresa por meio do know how gerado com os dados coletados.

O sistema supervisório atua coletando os dados da planta, processando e apresentando-os ao usuário com maior lógica e qualidade informativa.

Como é desenvolvida essa tecnologia?

Atualmente, existem diferentes arquiteturas que podem ser desenvolvidas para realizar a coleta de dados dos sensores de medição do sistema supervisório. A maneira como opera-se o sistema, também vai depender das particularidades dos bancos de dados e softwares utilizados e as funções realizadas pelo sistema implementado.

Uma das formas de realizar a implementação de um sistema supervisório SCADA é por meio do uso de rádios comunicadores Motorola aliados a RTUs (unidade de terminal remoto) que possuem um menor custo de aquisição e instalação e possibilitam uma maior cobertura geográfica.

Após os dados coletados, eles são armazenados em um banco de dados e podem ser acessados pelo software utilizado pelo SCADA, apresentando informações claras sobre os processos para auxiliar na tomada de decisão da empresa.

Quais os benefícios da implantação de um sistema supervisório?

Devido à complexidade de processos existentes hoje nas empresas é fundamental o uso de recursos de automação e informação, como o sistema supervisório. Alguns benefícios proporcionados pela tecnologia são:

  • Análise de tendências utilizando o histórico das informações do banco de dados, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e que maximize a produtividade na planta;
  • Uso de alarmes para notificar em tempo real as falhas existentes no processo, podendo o recurso ser usado para correção imediata ou para processamento e análise posterior ao acessar o banco de dados;
  • Possibilidade de intervir em tempo real nos processos, desde a sala de controle, a melhorar as possibilidades de operação remota;
  • Criação de relatório e gráficos completos sobre a operação identificando os alarmes e tendências recorrentes no banco de dados;
  • Capacidade de armazenamento das informações operacionais do negócio, criando um histórico no banco de dados que permite acompanhar a evolução dos processos realizados, as melhorias e avaliar o retorno produtivo alcançado com as novas soluções e técnicas implementadas;
  • Melhor qualidade operacional do negócio com a capacidade de gerar e monitorar informações em tempo real, possibilitando a identificação de falhas e influenciando a tomada de decisão para otimizar a planta e torná-la mais produtiva;
  • É possível transmitir os dados armazenados no Sistema SCADA, por meio dos radios de voz VHF, uma vez que esses equipamentos apresentam maior alcance quando comparados as tecnologias normais de transmissão.

Devido aos diversos benefícios do sistema supervisório somado a maior capacidade de controle operacional da empresa e possibilidade de melhora da produtividade e lucratividade do negócio, ele é indicado para negócios de diferentes segmentos, principalmente quando utilizado por meio de equipamentos de rádio que permitem a redução dos custos de implementação do sistema.