TEL: 11 2914-3040 / 17 2137-6987 | Whatsapp 11 97372-2045

Entenda a diferença de um rádio comunicador profissional para um amador

HomeCDC SolutionsEntenda a diferença de um rádio comunicador profissional para um amador
Post Image

Rádios comunicadores são usados em empresas devido as suas vantagens. Mas você sabe quais são as diferenças entre um rádio comunicador profissional e um amador? Apesar de parecerem a mesma coisa, os dois tem caracteristicas distindas, que impactam no desempenho de cada aparelho.

Para descobrir quais são as diferenças entre o rádio comunicador profissional e o rádio comunicador amador,  leia o texto até o final!

O que é um rádio comunicador amador?

Rádio comunicador é como um celular, que funciona em frequências de rádio ao invés de sinais de operadora.

Rádios comunicadores são usados em grandes empresas para manter a comunicação entre todos os funcionários. Várias empresas confiam nesse meio de comunicação, por ser seguro e infalível em relação aos celulares, uma vez que o sinal não apresenta erros.

Entretanto, os rádios comunicadores amadores funcionam em distâncias reduzidas, a duração da bateria e número de canais de áudio também é menor, além de não possuírem funções extras, como opção de mensagem por texto, por exemplo.

Como funciona um rádio comunicador amador?

Existem dois tipos de aparelhos que são usados com frequência para fazer rádio comunicação amadora:

Rádio VHF

A sigla VHF, vem do inglês e significa (Very High Frequency), são usados para se comunicar em distâncias curtas. Para que esse tipo de rádio funcione é preciso que não haja nenhum obstáculo entre os aparelhos.

Rádios HF

Rádios de alta frequência (High Frequency), tem alcance maior que o VHF, podendo se comunicar a muitos quilômetros de distância.

O que é um rádio comunicador profissional?

Os rádios comunicadores profissionais costumam ser mais robustos que os amadores, tanto em funcionalidade quanto em design.  A bateria tem maior duração, o aparelho cobre distâncias maiores e possui mais funcionalidades, como envio de mensagem de texto, por exemplo.

Outras características são:

  • Transmissão digital: Deixa o áudio mais limpo e com melhor qualidade;
  • Chamadas em grupo: A fala de um operador é transmitida para todos que estiverem naquela frequência de rádio;
  • Comunicação pessoal: Possibilita fazer chamadas privadas;
  • Impede a passagem de ruídos: O sistema do aparelho impede a passagem de som externo;
  • Acessórios inteligentes: A vida útil do aparelho aumenta e o consumo de bateria diminui;
  • Mensagem de texto: Envia mensagens de texto como opção, além de mensagem de voz;
  • Chamada de alerta: O rádio lança um sinal para outros rádios, que só é parado quando o destinatário responde.

Como funciona um rádio comunicador profissional?

Os rádios profissionais funcionam com tanto com sistema digital quanto com o analógico, mesmo após a tentativa da Anatel de suspender o uso de sistemas analógicos em 2012.

A versão profissional do dispositivo tem alcance variado, dependendo do sistema e da potência de cada aparelho. O sistema de rádio comunicador profissional permite um número maior de canais de áudio, além de possuir entrada para fones de ouvido e outros acessórios que ampliam a funcionalidade do aparelho.

Diferenças dos sistemas entre rádio comunicadores profissionais e amadores

Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de rádio comunicadores, descubra a diferença entre os sistemas. Os rádios amadores costumam usar sistemas analógicos.

Esse tipo de sistema se baseia nas ondas do rádio para transmitir a voz, e tem como uma de suas peculiaridades a facilidade de implementação. A empresa que utliza esses rádios, precisa contratar os serviços de outra empresa especializada em consultoria para o licenciamento e liberação do sinal.

Atualmente os rádios comunicadores profissionais usam o sistema digital, pois garantem maior qualidade de áudio. Entretanto, muitos aparelhos utilizam o sinal analógico e isso não compromete a funcionalidade do mesmo.

Existem modelos com diversas tecnologias extras e com maior custo benefício. Quando for comprar ou optar pelo aluguel de rádios comunicadores, tenha em mente dois pensamentos:

  • Escolha o que melhor se adequa às suas necessidades. Outra coisa importante é saber que quanto maior o número de funcionalidades maior o preço.
  • Em média, um conjunto com 2 rádios comunicadores amadores pode custar a partir de R$ 92,00. Enquanto a versão profissional pode variar dependendo do modelo e das funcionalidades.

É melhor usar rádio comunicadores amadores ou profissional?

Se chegou até aqui, então já deve ter tirados suas dúvidas sobre as diferenças entre os tipos de rádio.

Por outro lado, apesar de os dois exemplos parecerem idênticos, usar um rádio comunicador profissional é muito mais vantajoso. Ele deixa quem estiver usando mais acessível, além de cobrir uma área maior mesmo com obstáculos.