TEL: 11 2914-3040 / 17 2137-6987 | Whatsapp 11 97372-2045

Mineração

SEGURANÇA PARA MINERAÇÃO

Em todos os setores de mineração, a comunicação via rádio é vital para o desenvolvimento das atividades internas e também para a equipe de segurança patrimonial da companhia. Como contam com diversos setores e centenas de trabalhadores, as mineradoras necessitam de um sistema de rádio comunicação robusto e escalável, que possa agregar diversos grupos de voz, bem como ter a capacidade de expansão e inserção de mais rádios caso haja necessidade.

Para atender as demandas de mineradores, a CDC pode fornecer sistemas de rádio digital Motorola MOTOTRBO em diferentes arquiteturas. Empresas menores podem montar redes de comunicação rádio a rádio ou com com repetidoras. Já companhias de grande porte podem contar com sistemas troncalizados digitais de sítio único, como Motorola MOTOTRBO Capacity Plus ou Capacity MAX, que podem atender até 1.200 usuários de rádio, sem a possibilidade de canal ocupado.

Outras opções para companhias de grande porte é o Motorola MOTOTRBO Linked Capacity Plus, que é um sistema de rádio troncalizado de vários sítios. Através dele é possível integrar duas ou mais plantas em um único sistema bastante robusto e confiável, sendo possível a integração de até 15 unidades de comunicação. Por fim, existe a opção do sistema Motorola MOTOTRBO Connect Plus, que é um sistema troncalizado de múltiplos sítios com uso de controladora.

Controle de emergências e privacidade de comunicações

Os rádios digitais da linha MOTOTRBO mais indicados para o setor de mineração são das linhas DGM e DGP. Eles são equipamentos robustos, com resistência a quedas, a água e a poeira e também possuem sistema inteligente de energia, que permite turnos de até 18 horas de trabalho. No entanto, os maiores destaques para o setor estão na privacidade de comunicação e também no gerenciamento de emergências e segurança dos colaboradores.

Os rádios MOTOTRBO contam vários recursos de segurança para evitar que terceiros possam interceptar as comunicações internas da empresa. Uma delas é o RAS (Restricted Access to System) que permite que apenas rádios habilitados possam acessar o sistema através das repetidoras. Em seguida vem o sistema de encriptação de transmissão de voz, que possui três diferentes níveis, sendo o mais elevado a encriptação AES (Advanced Encryption Standard), de 256 bits.

Aliado ao sistema de segurança do rádio, pode ser implementado o software de gerenciamento SmartPTT. Ele permite que rádios roubados da mineradora possam ser automaticamente inibidos através da função “Radio Kill”, que, como o nome já diz, “mata” completamente o rádio, o deixando totalmente inoperante. O SmartPTT possibilita que situações de emergência sejam facilmente gerenciadas, mostrando alarmes na tela dos operadores de rádio e também podendo acompanhar os passos de ladrões ao abordarem um agente de segurança.

Se imaginarmos o grau de segurança exigido em mineradoras de ouro, o sistema MOTOTRBO vai exatamente de encontro com o que as empresas do ramo necessitam. Através da implementação do sistema digital MOTOTRBO, com privacidade, uma mineradora de ouro, cliente da CDC, deu um grande salto no combate a invasores. Quando a empresa utilizava rádios analógicos na segurança patrimonial, os invasores conseguiam monitorar as ações dos agentes e sempre estavam um passo à frente. Hoje a situação se inverteu e o combate se tornou muito mais eficaz. Diversas invasões puderam ser evitadas e o nível de satisfação da gerência aumentou sensivelmente.

Segurança total para trabalhadores em áreas de risco

O SmartPTT conta com várias características que podem gerenciar a segurança de seus trabalhadores. O rádio MOTOTRBO pode enviar um sinal de emergência para o operador SmartPTT caso o colaborador pressione o botão de emergência ou caso um rádio equipado com placa opcional e função Man-Down não detecte nenhum movimento ou equipamento na caído na posicão horizontal por muito tempo. O recurso de Trabalhador Solitário do SmartPTT requer a transmissão de rádio e / ou movimento (tracking GPS) dentro de um período de tempo programável. Caso o colaborador não atenda às especificações, uma emergência é iniciada. A cerca eletrônica (geofencing) também pode ser criada no SmartPTT para notificar o operador, se o trabalhador entra em uma zona perigosa.

Quando ocorre uma emergência, o operador SmartPTT pode controlar a resposta à ocorrência através do envio de equipes de resposta para o local da emergência com base em informações de localização fornecidas pelo GPS. As funções de gravação de voz e de log de eventos do SmartPTT permitem aos gestores reconstruir os detalhes da situação de emergência, conforme necessário.

DIFERENCIAIS PARA MINERADORAS

Rádios resistentes a quedas, água e poeira;

Sistema de energia inteligente, com economia de bateria e turnos de até 18 horas de trabalho;

Sistemas escalávies, com capacidade de até 1.200 rádios sem canal ocupado;

Segurança de comunicação com encriptação AES;

Bloqueio de rádio perdido;

Função Man Down e Alone worker, que monitoram trabalhadores em áreas de risco;

Monitoramento GPS;

Gravação de voz e dos eventos da rede de rádio;

Telemetria;

Integração com sistema de Tickets de Serviço;

Integração com computadores de bordo.

ALGUNS CLIENTES COM OS QUAIS A CDC TRABALHA

Kinross

Aperam

Votorantim


Tecnologia de supressão de ruído MOTOTRBO


 

Fones para trabalho em indústria


Acessórios bluetooth


MOTOTRBO para indústrias


A tecnologia MOTOTRBO possui ampla gama de equipamentos e acessórios. Confira abaixo catálogos de apoio para consulta e escolha dos equipamentos que melhor atenderão ao seu tipo de operação:

Para baixar o PDF do MOTOTRBO Digital clique aqui.

Para baixar o PDF do Guia de Seleção de Rádios Bidirecionais MOTOTRBO clique aqui.